A Agfa lançou a segunda geração da chapa de impressão offset sem produtos químicos, Adamas, que promete um melhor desempenho ecológico e mais tiragens com tinta UV.

“A reprodução de pontos com maior definição e o máximo rendimento torna a Adamas o produto ideal para a impressão de embalagens e comercial (sheetfed ou heatset sem forneamento)”, diz a fabricante.

Adamas

A impressão com tintas UV e tinta branca opaca pode ser muito difícil, mas a versão mais recente chapa chega com a promessa de resultados de impressão estáveis e tiragens até 75 000 exemplares, inclusive com as tintas UV convencionais e com as tintas H‑UV/LED-UV. Com as tintas oxidativas, as tiragens podem chegar a 350 000 exemplares.

A combinação da chapa com a unidade de limpeza substitui os produtos químicos por uma solução de engomagem com pH neutro. Tudo isso resulta numa diminuição de resíduos até “75% em comparação com produtos semelhantes, menor custo de descarte e um ambiente de trabalho mais seguro”, diz a Agfa.

A chapa amplia a vida útil do banho para 8 000 m², o que significa que uma impressora com um consumo anual de chapa de aproximadamente 30 000 m² só precisará alterar o banho quatro vezes por ano.

A série de unidades de limpeza, baseada no sistema em cascata, é reforçada com a nova Adamas COU150, que pode lidar com chapas de até 1 480 mm de largura.