A Canon Europa lançou a imagePROGRAF PRO-300, uma impressora A3+ pensada para aspirantes a fotógrafos profissionais ou semiprofissionais e estúdios e laboratórios de fotografia de pequena dimensão. Além disso, apresentou também um novo papel para impressão de Fine Art.

Substituindo a PIXMA PRO-10S, esta nova adição traz funções incorporadas de recuperação dos bicos injetores e correção de distorção, que reduzem o desperdício de tinta e meios. A imagePROGRAF PRO-300 permite impressão sem margens e melhora a densidade do pigmento negro e as cores vibrantes, tanto para papel fine art como para suportes com acabamento brilhante.

Utilizando tintas de pigmento 10 LUCIA PRO, a impressora alcança uma gama de cores alargada para conseguir maior profundidade de cor. O Chroma Optimiser dedicado aplica tinta transparente para minimizar as irregularidades da superfície do papel brilhante ou semi-brilhante, para melhorar a reprodução tonal.

O processador L-COA PRO permite tratar um grande volume de dados de imagem e calcular a disposição ideal das gotas de tinta, imprimindo em formato A3 em menos de cinco minutos.

Com cabeças de impressão distintas para preto fotográfico e preto matte, a impressora utiliza um método que anula a troca de tintas, escolhendo automaticamente a tinta correta com base no papel carregado.

Um dos principais problemas da impressão de fotografias profissionais prende-se com a obstrução das cabeças de impressão e consequente falha de tinta. Para combater esta questão, a imagePROGRAF PRO-300 deteta quando alguma cabeça não está a funcionar corretamente e faz a troca para um backup, de forma a garantir que não há qualquer imperfeição na imagem durante a impressão.

Se o papel não estiver devidamente alinhado quando é colocado na impressora, a função de Correção Automática de Distorção (Auto Skew Correction) corrige e carrega o papel daí em diante, para garantir uma impressão nivelada.

Adicionalmente, a imagePROGRAF PRO-300 verifica os níveis de densidade dos tanques de tinta, e agita periodicamente os tinteiros para manter constantes os níveis de densidade da tinta de cada um – garantindo que as cores estão sempre consistentes. É possível imprimir imagens panorâmicas com dimensão personalizada, até 990.60mm.

Os utilizadores têm controlo completo das suas impressões com o software Canon Professional Print & Layout, gratuito com a imagePROGRAF PRO-300. Funcionando tanto como software independente, plugin do software de imagem Digital Photo Professional da Canon ou até do Adobe Photoshop e do Lightroom, os utilizadores podem controlar a gestão de cores, a seleção de perfis e as configurações de layout (como a impressão panorâmica ou dividida, entre outras).

Utilizando este software, os fotógrafos podem aceder às funções de verificação no dispositivo e fazer uma simulação de impressão, de forma a garantir a fiabilidade das cores entre o ecrã e a impressão.

Funções como o DPRAW Print[i] e o HRD Print[ii] conseguem ler os dados RAW das imagens das câmaras EOS e reproduzir com precisão as áreas mais nítidas das imagens, bem com recuperar altas-luzes de imagens obtidas através de uma exposição única.

Um novo papel fine art

A máquina tem suporte para papel Canon e também de terceiros, incluindo Hahnemuhle, Canson, Awagami e outros. Juntamente com a nova máquina de impressão, a Canon lança um novo papel fine art – o Premium Fine Art Rough (FA-RG1). O papel adiciona um toque tridimensional às imagens de obras de arte, em que a profundidade e a expressão são desejáveis.

O papel utiliza algodão de alta qualidade para oferecer uma sensação de qualidade superior. Disponível em vários tamanhos, tem uma gramagem de 310g/m2 e apresenta-se em embalagens de 25 folhas. Com esta nova adição, a Canon oferece uma gama completa de papel fotográfico profissional para meios brilhantes, semi-brilhantes, matte e fine art.

 

[i]  O DPRAW Print é compatível com a EOS 5D Mark IV, a EOS R e a EOS R5.

[ii] A impressão HDR funciona com os ficheiros .CR3 raw das câmaras EOS.