BaldwinTexCoat G4

A novidade chega da Baldwin Technology Company e faz a sua estreia na próxima ITMA, que decorre em Barcelona, de 20 a 26 de junho de 2019. Trata-se de um sistema de aplicação de precisão sem contacto para acabamento têxtil.

O sistema permite um processo de acabamento sem desperdício de produtos químicos e um consumo de água e de energia reduzidos.

“Estamos muito orgulhosos por lançar o TexCoat G4 na ITMA 2019. Isto é uma oportunidade para experimentar uma inovação que melhora de forma incrível tanto a qualidade do processo como a do produto, ao mesmo tempo que poupa tempo, recursos importantes e contribui para um futuro sustentável”, afirmou Eric Norling, Vice-Presidente do Segmento de Aplicações de Precisão, Baldwin Technology.

A tecnologia de pulverização permite distribuir os químicos de forma uniforme ao longo da superfície do tecido, sendo aplicados quando é necessário, num ou em ambos os lados.

Isto é vantajoso, por exemplo, quando se aplica produtos hidrófugos em tecidos laminados, uma vez que elimina o problema de afetar a qualidade da camada de aderência.

A tecnologia sem contacto elimina a diluição dos produtos químicos em processos de aplicação sobre camada húmida, permitindo um controle total da manutenção de áreas de cobertura com produtos químicos consistentes. Da mesma forma, como não existe contaminação por imersão durante o processo de acabamento, não existem paragens durante a mudança de cor ou de tecido.

Todo o produto químico pulverizado em excesso é reciclado não sendo desperdiçado qualquer produto durante as mudanças de cor, tecido ou produto químico. Como apenas é aplicada no tecido a quantidade necessária, pode ser alcançado um nível de extração de líquido reduzido em 50%, o que contribui para uma redução adicional de 50% no consumo de água e energia.

Os níveis baixos de extração de líquido juntamente com uma aplicação de pulverização unilateral permitem um processo combinado que pode eliminar completamente os passos de secagem, por exemplo, para os tecidos laminados e no acabamento de tecidos de estofamento.

“Um dos maiores desafios que a indústria de acabamento têxtil enfrenta é o impacto ambiental em termos de energia, produtos químicos e consumo de água, sempre com mais legislações ambientais para cumprir e para satisfazer as exigências do cliente. Como o TexCoat G4 reduz tanto o consumo de água como de energia e possui zero desperdício de produtos químicos durante as mudanças, conseguimos obter um processo de acabamento significativamente mais sustentável,” disse Eric Norling.

O TexCoat G4 oferece a possibilidade inédita de rastreamento e controle do processo de acabamento. As mudanças são rapidamente executadas graças à gestão das receitas, incluindo produtos químicos automatizados e seleção de cobertura.

Além disto, o sistema oferece controle de velocidade automático, compensação de largura do tecido, possibilidade de monitorização em tempo real para controlar a disponibilidade operacional do sistema e a utilização de produtos químicos, assim como alertas de manutenção ativos.

O TexCoat G4 consegue processar uma grande quantidade de produtos químicos à base de água de baixa viscosidade, como produtos hidrófugos, amaciantes, produtos antimicrobianos, e muito mais, em aplicações sobre camada húmida e processos de laminação. O sistema é também completamente selado encapsulando todos os aerossóis e, desta forma, garantindo um ambiente de trabalho saudável para o operador.