Menos emissões CO2, maior eficiência energética e mais energia a partir de fontes renováveis – são os objetivos definidos pela União Europeia nos assuntos clima-energia 2020 e também até 2030.

Embora esses assuntos estejam na ordem do dia, já estão no core-business da empresa alemã MEWA há 40 anos, desde que se dedicou à produção de um sistema de panos que passa por fornecer os têxteis às fábricas e oficinas, recolher, lavar e devolver ao cliente. Em 1997, a MEWA foi a primeira empresa no setor de gestão têxtil a receber o certificado internacional do ambiente ISO 14001.    

“A parceria com a MEWA assegura ter panos reutilizáveis sempre à mão. Os panos absorvem tintas e lubrificantes que mais tarde, nas linhas de lavagem high-tech da MEWA, são filtrados e reutilizados para aquecimento.

 Durante este processo, a MEWA consegue reduzir significativamente o uso de água limpa graças ao tratamento interno de águas residuais e devido a um sistema de cascata com tecnologia de ponta”, refere a empresa.

MEWA3

 Quem assina um contrato de prestação de serviços com a MEWA recebe um contentor de segurança SaCon, de plástico estável, adequado para mercadorias perigosas. O SaCon serve para entregar os panos limpos ao cliente, guardá-los em segurança após utilização e transportá-los para lavagem. Os panos ultra-absorventes podem ser utilizados muitas vezes e lavados até 50 vezes.

 “Com o sistema de panos de limpeza da MEWA, uma fábrica, oficina ou tipografia torna-se, a curto prazo, mais amiga do clima. O resíduo especial causado por papéis, toalhitas ou panos de uso único cuja produção emite CO2 é eliminado de vez”, sublinham.

MEWA 4

 O sistema de panos de limpeza reúne vários outros benefícios: é uma solução profissional, de alta qualidade, confortável, poupa tempo e permite um cálculo exato de custos, relembra a fabricante.