A Roland DG criou o primeiro "Dress Release" a nível mundial, ao lançar um comunicado impresso num vestido, com recurso à Texart XT-640S-F.

O vestido, que presta homenagem ao mundo do design de moda, foi criado em duas capitais mundiais da moda: concebido e costurado em Londres, Reino Unido, e impresso em Milão, Itália.

O objetivo foi comunicar os benefícios da XT-640S-F, destinada a pequenas tiragens de peças de vestuário, com olho na tendência da "moda de peças limitadas". Demonstra igualmente a qualidade da tinta branca e as capacidades de cor.

Stephen Davis, Diretor de Marketing para a EMEA na Roland DG, comentou, “Estamos muito orgulhosos do nosso envolvimento no mundo do design de moda para criar este vestido único que demonstra as capacidades da Texart XT-640S-F. Colaborámos com os nossos clientes têxteis italianos para a conceção da máquina, construída especificamente para a geração da "peças de moda de número limitado", pelo que fez todo o sentido dar continuidade à nossa colaboração com os criadores da indústria para dar vida a este "vestido de imprensa".

Roland DG dress release2

A empresa colaborou com a criadora, Fabia Goff, que já trabalhou com as principais marcas do Reino Unido, como John Lewis e Laura Ashley, para criar o padrão. Integra elementos textuais de uma nota de imprensa com um design inspirado na arte e cultura japonesas para celebrar a herança japonesa da marca.

Fabia comentou, “A apresentação feita pela Roland para '"demonstrar" as capacidades da impressora ao nível da criação do padrão e da criação de uma peça de vestuário, não só foi fascinante como uma novidade na minha carreira. Sou especializada na impressão lino, uma técnica tradicional de escultura à mão semelhante ao corte de madeira. Em combinação com o meu amor pelas aguarelas e o design gráfico, evoluí profissionalmente no sentido da criação de padrões com criadores de produtos e esta apresentação permitiu-me combinar estas duas paixões.”

“Logo desde o início do projeto,” continua Fabia, “quis que o padrão estivesse dentro das tendências, integrando as cores brilhantes que iremos ver nas passerelles ao longo de 2022. O lilás 'Very Peri' da Pantone foi o meu elemento de cor escolhido e inspirado no meu foco floral.

O branco contrastante com o padrão e os blocos de cor direcionam a atenção para o texto, dando destaque às capacidades de cor da impressora. Foi importante fazer referência às raízes japonesas da Roland DG no padrão, motivo pelo qual escolhi lírios e folhas de gingko como motivos centrais e usei pinceladas livres. Foram colocadas citações de "notas de imprensa" para fazer alusão às capacidades da impressora ao nível da impressão.”

A solução híbrida flexível Direct-to-Textile e Direct-to-Garment foi concebida para dar resposta à crescente procura de impressão de tiragens curtas, dando resposta à impressão por encomenda e à redução dos desperdícios de vestuário.