A portuguesa Blur, com sede em Arcozelo, instalou a Kornit Presto S com amaciador para conseguir uma produção mais sustentável, direta e de passagem única em vários tipos de tecido.

O prestador de serviços de estampagem, que suporta as necessidades de produção de marcas de alta-costura já tinha instalado vários sistemas Kornit Atlas e Avalanche para uma produção direta e a pedido à escala industrial.

A Blur dá reposta a pedidos de diversas quantidades, desde uma unidade à produção em massa, com uma média de encomendas na ordem dos 500 artigos. Desde que implementou o Kornit Presto S, o sistema tem estado operacional dia e noite, produzindo amostras durante o horário normal de funcionamento e processando várias encomendas durante a noite.

Kornit Presto S

Mariano Dias, Diretor Executivo da Blur, acredita que a tecnologia Kornit permite que o negócio se adapte rapidamente às necessidades dos clientes, que abrangem marcas estabelecidas que procuram grandes quantidades, assim como designers ambiciosos que procuram criar uma marca com risco ou investimento limitado. Em muitos casos, abastecem diferentes tipos de designs para clientes dos mercados europeu e norte-americano.

“Estamos extremamente contentes com a colaboração com a Kornit e as nossas máquinas de estampagem estão a funcionar na perfeição. Qualquer empresa de estampagem têxtil que pretenda entrar no mundo da moda e trabalhar com marcas famosas terá capacidades de estampagem direta e rolo a rolo”, explica Mariano Dias.

“Tal como acontece com muitos dos nossos clientes, a Blur foi criada em torno de operações têxteis mais tradicionais — no caso deles bordados — antes de descobrir o grande potencial de crescimento e versatilidade oferecido pela produção digital, rápida e eficiente a pedido”, afirma Chris Govier, Presidente da Kornit Digital para a Europa, Médio-Oriente e África. “Quer esteja a servir uma casa de moda mundialmente conhecida que pretende um abastecimento mais ágil e cadeias de fornecimento mais simples ou o criador de moda independente que espera dar vida a inspirações exclusivas, a carteira de produtos da Kornit oferece oportunidades contínuas para dar resposta às necessidades do mercado, criar novos mercados e aumentar a escala em quaisquer condições”.

O facto de a Blur já ser cliente da marca e ter uma experiência bem-sucedida foi o fator para voltar a investir, especialmente porque há, cada vez mais, aumento da procura por têxteis de produção sustentável.