O Grupo Altri obteve um financiamento de 50 milhões de euros através de Obrigações Verdes (Green Bonds), para o Projeto “Caima Go Green”.

Com isso, será possível  à unidade da Caima, que produz fibras celulósicas destinadas à indústria têxtil, passar a operar com recurso a energia obtida exclusivamente a partir de fontes renováveis.

Altri Caima

A emissão de Green Bonds tem uma maturidade até cinco anos. Toda a operação financeira foi organizada e montada pelo Banco BPI, que é também o único subscritor destes títulos de dívida assentes em princípios de sustentabilidade. Esta operação está alinhada com as condições estabelecidas pelos Princípios de Obrigações Verdes (“Green Bond Principles”) publicados pela International Capital Market Association, tendo obtido uma Second Party Opinion (“SPO”) positiva da empresa de ratings ESG e de research independente especializada Sustainalytics.

O financiamento obtido permite a instalação de uma nova caldeira de biomassa e de um novo turbo gerador de 5 MW na Caima, em Constância, que passará a funcionar a partir de biomassa florestal residual. Isso permitirá abandonar os combustíveis fósseis, tornando-se na primeira empresa ibérica do seu setor a atingir este marco.

A Caima, que este ano celebra 135 anos, produz pasta solúvel destinada à produção de fibras têxteis e outras especialidades químicas. É a única empresa em Portugal e uma das poucas na Europa a produzir pasta solúvel pelo processo ao bissulfito de magnésio, tendo uma capacidade instalada de 125 mil toneladas por ano. Está também presente no setor das energias renováveis, produzindo mais de 130 GWh por ano de energia elétrica a partir da biomassa residual.